quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Porto,a cidade invicta... (Portugal)

...Uma coisa é certa, a cidade do Porto é Património Mundial e merece o título!!! É nessa qualidade de cidade bairrista, intimista e simples, que reside a sua beleza...e como os seus habitantes sabem disso!! Tenho familiares no Porto e adoro o facto de existir uma enorme proximidade entre as pessoas,parece que todos nós nos conhecemos uns aos outros, em vez de uma cidade egoísta e egocêntrica mais a sul...
A vista mais linda da cidade para mim, é do lado de Vila Nova de Gaia, junto aos barcos rabelo e com vista para a Ponte Dom Luís, atravessando-a e subindo no funicular, estamos na Sé Velha e daí até a Estação de São Bento, Avenida dos Aliados e o enorme edifício da Câmara Municipal é um pulinho...
Para quem gosta de compras as ruas da Trindade, bem perto do Café Majestic, tem uma animação fantástica e se poder ver o ex-líbris da cidade a Torre dos Clérigos, ainda melhor... Muito fica por dizer desta bela cidade, as caminhadas pelas praias da foz, ou junto ao Castelo do Queijo, um ótimo sitio para lanchar ao fim da tarde...um passeio pelo parque da cidade, enorme pulmão verde. O Porto apesar de importante centro financeiro e econômico consegue juntar o que de melhor existe, para que os seus habitantes se sintam confortáveis!!
...Sobre a gastronomia não deixe de provar umas tripas à moda do Porto, coma uma maravilhosa tarte de maracujá ou um simples palmiere na pastelaria em frente ao Majestic, são enormes e deliciosos!!E sobretudo não se esqueça que as Francesinhas são originarias daqui, até fico com agua na boca!!Upa Upa!!
A noite do Porto recomenda-se as noites são muito animadas, existem inúmeros bares e discotecas, a maioria delas concentradas junto à antiga fabrica dos produtos Estrela. Enfim, a cidade tem muito para oferecer, 3dias/2noites era o ideal para ficar com uma boa ideia, o alojamento fica muito em conta,com quartos duplos a partir de 39€ por noite!! Os transportes públicos são eficientes, agora que existe um metro de superfície muito eficaz e extenso, e isso leva-me a uma ultima gracinha!!Qual é a única cidade portuguesa que tem metro até ao aeroporto???


Um comentário: